Acessibilidade e Ergonomia | Como incluir em nosso dia a dia?

A importância da acessibilidade

Qual a importância da acessibilidade

Você com certeza já ouviu falar no termo “acessibilidade”. O assunto tem sido pauta frequente nos meios de comunicação e políticas públicas e privadas nos últimos anos. Apesar de toda essa conversa, acessibilidade e ergonomia ainda é um conceito difícil de entender para muitos brasileiros.

Infelizmente, só nos damos conta de sua importância quando nos vemos obrigados a pensar sobre isso. Se você ainda não entende bem o que é o conceito de acessibilidade ou não sabe ao certo como aplicá-lo em sua casa ou comércio, nós da Desicon Ferragens viemos trazer as informações que você precisa.

O que é Acessibilidade?

Acessibilidade para todos se tornou um assunto mais presente na vida de todos nós, especialmente na elaboração de projetos que buscam fornecer condições de ampla utilização a todos os públicos. A legislação brasileira define esse conceito como “prover condições de utilização de espaços coletivos, públicos ou privados, com autonomia e segurança às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida”.

Na prática, isso significa garantir a todos os cidadãos o direito de transitar em ambiente urbano, sem estruturas que dificultem ou impeçam sua livre circulação, o que pode ser feito através da ergonomia, eliminação ou adequação de tais estruturas. Um comércio cuja entrada possui apenas escadas, por exemplo, pode passar despercebido para quem não possui dificuldade em se locomover, mas ser inacessível para muitas pessoas.

Algumas partes integrais desses projetos incluem construção de rampas de acesso e outras adaptações na arquitetura, nos equipamentos e mobiliários. Já nos serviços, a acessibilidade está presente na adaptação de meios de comunicação e informação e é essencial especialmente nos transportes e ambientes, garantindo a inclusão por meio da arquitetura e urbanismo para toda a população.

Siga-nos nas redes sociais e compartilhe o que gostaria de ver por aqui!

Ilustração simbolizando curtidas e likes nas redes sociais

Quando falamos de acessibilidade no ambiente doméstico, podemos nos deparar com outros desafios. Muitas pessoas sentem na pele a dificuldade de adaptar uma casa inteira, onde até os pequenos detalhes impõem grande dificuldade e sofrimento para quem vive com deficiência ou mobilidade reduzida.

O número de acidentes domésticos aumentou de forma considerável durante a quarentena. Segundo a Fiocruz, tanto a população portadora de deficiência física como a de idosos e crianças apresentam quedas como um dos principais fatores de acidentes domésticos. Já um estudo feito pela Universidade de São Paulo, mostrou que o número de quedas recorrentes entre idosos subiu de 13% para 30% ao ano. O estudo também aponta esses três grupos: idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida como os mais afetados, exigindo maior atenção e cuidado no âmbito doméstico, especialmente agora!

Adaptações e reformas podem ser estressantes e caras, principalmente quando o que está em jogo é investir em um ambiente seguro para toda a família. Alguns lares necessitam de reformas completas, por possuírem muitas escadas, portas muito estreitas ou vasos sanitários inadequados, entre outros fatores. Muito de nosso cotidiano precisa mudar para acomodar essas necessidades.

No entanto, em boa parte dos casos, basta investir em itens simples e confiáveis para trazer bem-estar para nossa família. Dentre as adaptações mais rotineiras, podemos citar a instalação de barras de apoio, fitas antiderrapantes e prendedores de porta, entre outros. Esses acessórios estão entre os de fácil instalação e aquisição, que podem melhorar muito a ergonomia e trazer segurança aos mais vulneráveis a acidentes.

Por onde começar? Que tal pelas barras de apoio, fitas antiderrapantes, prendedores de porta...

As barras de apoio são essenciais nos lares que possuem pessoas com dificuldade de locomoção, pois proporcionam mais conforto e facilidade, especialmente em ambientes com alto potencial para quedas, como banheiros. O ideal é que as barras instaladas sejam mais compridas próximas ao vaso sanitário e no box, com sua altura medida de acordo com a necessidade do usuário, normalmente a 90 centímetros do chão. No caso do sanitário, o ideal é que sejam instaladas barras na parte de trás e nas laterais do assento.

Ilustração barras de apoio, fitas antiderrapantes e prendedores de porta

Já as fitas antiderrapantes podem evitar acidentes graves em lugares expostos a umidade, escadas, rampas ou pisos escorregadios. Estas fitas podem ser aplicadas em ambientes internos ou externos, sendo de fácil instalação. Basta medir a área, limpá-la, cortar a fita no comprimento desejado e remover o plástico de segurança, aplicando no chão a parte colante, que pode ser fixada nos mais diversos tipos de piso.

A fita antiderrapante tem boa durabilidade e é de fácil manutenção. Pode ser aplicada também no box do banheiro, substituindo tapetes, para garantir maior segurança contra quedas e machucados graves. Uma boa ideia, também, é a aplicação da fita em áreas de alta circulação, como escadas de condomínios, por exemplo. A utilização da fita junto com a barra de apoio é uma ótima aposta para a segurança da sua família.

Vale citar também os prendedores ou batedores de porta, que vão garantir maior facilidade de circulação para pessoas portadoras de deficiência ou idosos com dificuldade de locomoção, principalmente aqueles que dependem do auxílio de andadores, cadeiras de roda, bengalas, muletas ou outros equipamentos.

Este item possui um ótimo custo-benefício, é de fácil instalação e possui modelos diversos, podendo facilmente se adequar ao ambiente. Consiste em duas pequenas peças, uma fixada na parede ou no chão e outra na porta, que impedem que a porta bata quando for atingida por correntes de ar ou se por acidente escapar da mão. Os prendedores também mantêm a porta aberta, facilitando a passagem e liberando as mãos para suprir apoio.

Compre as ferramentas ideais para suas aplicações!

Ilustrações de ferramentas

Prendedores e batedores para porta possuem os mais diversos designs, estilos e cores, com custos e aplicações muito variáveis. Nas residências que possuem alguém com dificuldade de locomoção, no entanto, recomenda-se a compra dos dispositivos magnéticos, pois são confiáveis, não atrapalham a passagem e são mais fáceis de manipular.

Conclusão

Então lembre-se, pequenas adaptações podem fazer uma grande diferença, evitando acidentes rotineiros que, apesar de sua fácil prevenção, causam dor e perda a centenas de brasileiros todos os anos.

A instalação de barras de apoio em locais estratégicos, aplicação de fitas antiderrapantes em pisos escorregadios e prendedores de portas são algumas soluções fáceis de implantar para cuidar de quem amamos.

Agora que você já viu a importância dessas medidas para garantir o cuidado com a sua família, é hora de começar a mudar! Os melhores produtos do mercado, com a qualidade que você precisa e o preço que você merece estão aqui na Desicon. Acesse nosso catálogo e aproveite!

Powered by E-Com Plus