Discos de Corte | Dicas de Uso e Modelos

Discos de corte dicas de uso e modelos

Disco para Serra Circular

Já imaginou como seria o dia a dia de profissionais da área de construção civil sem as ferramentas elétricas? Para obras grandes ou pequenas, elas se tornaram indispensáveis para o auxílio de um bom corte ou instalação.

Uma dessas ferramentas, muito utilizada em diversos projetos, são os discos de corte. Se você ainda não sabe o que é um disco de corte ou qual disco de corte escolher, dá uma lida nesse texto que nós da Desicon preparamos para você!

Os discos de corte estão presentes no mercado em diferentes modelos e podem ser utilizados nos mais diversos materiais. Você poderá encontrar um disco específico para corte em metais, placas ou chapas, assim como para peças de madeiras, blocos ou concretos. Existem discos lisos ou com dentes. Para materiais rígidos, você pode utilizar um disco diamantado, extremamente resistente devido a presença de micro diamantes em suas bordas.

Vamos abordar com mais detalhe cada um desses modelos, para que você consiga utilizar de forma prática e segura sua ferramenta de corte e não erre na escolha do disco ideal para cada tarefa.

Se você está procurando por Ferramentas Elétricas, aqui você pode encontrar a ideal para os seus reparos!

operario serrando chapa de ferro

Qual Disco de Corte você está procurando?

Antes de mais nada, lembre-se que existem três tipos de discos que variam em sua função e preço. São eles:

- Discos de corte: para uso em metais e pedras, garantem um corte fácil e preciso do material.

- Discos de polimento: para retirar o excesso de um material e dar um excelente acabamento no seu projeto, ajudando a remover imperfeições superficiais e realçar o brilho. São normalmente feitos de feltro simples ou de algodão plissado.

- Discos para lixamento ou desbaste: como o nome sugere, são discos específicos para o lixamento de materiais diversos, limpando e removendo rebarbas, e preparando superfícies para pintura ou polimento, facilitando ou até substituindo o trabalho manual.

Qual Disco de Corte escolher?

Depois de te mostrar as categorias de discos, vamos ajudar você a escolher qual o disco de corte ideal para o seu projeto. Anota aí:

O Disco de Corte Diamantado é um dos tipos mais utilizados para a execução de cortes, o Disco de Corte Diamantado para Serra Circular é dividido em três categorias, cada qual adequado para um tipo de tarefa. Eles oferecem cortes mais precisos, boa durabilidade e ótimo acabamento. Vejamos suas variações:

Disco Diamantado com Banda Contínua:

Garantindo um corte mais preciso e acabamento uniforme, o disco de banda contínua é indicado para trabalhos em azulejos, porcelanatos ou mármores.

disco diamantado com banda contínua

Disco Diamantado com Banda Segmentada:

Dividido em segmentos, muito parecidos com dentes, essas aberturas proporcionam a diminuição do calor ao realizar o corte em materiais como concreto, tijolos, refratários ou granitos.

disco diamantado com banda segmentada

Disco de Corte Diamantado Turbo:

O disco Turbo traz a unificação dos dois discos de cortes anteriores. Ele possui estrutura com superfície contínua, pequenas furos em sua parte interna e ranhuras. Isso permite que os cortes tenham acabamento quase que perfeitos em concretos, porcelanatos, tijolos ou refratários.

disco diamantado turbo

Disco de Corte para Aço Inox:

Muito presente em serralherias, esse disco de corte fino é indicado para uso em metais, como chapas, vergalhões e aço inox.

disco de corte para aço inox

Disco de Corte para Madeira:

Como a madeira é um material mais sensível que os demais, esse disco de corte foi projetado para ser preciso sem causar danos indevidos, evitando travamento do disco no material, trancos ou vibrações.

disco de corte para madeira

Discos de corte variam também em relação ao seu diâmetro. Para cortes profundos em superfícies duras, por exemplo, são recomendados os de 230 milímetros. Para superfícies de menor espessura e menos rígidas, modelos em torno de 110 milímetros entregam um excelente resultado.

O que você precisa saber:

Ao falarmos de sua utilização, podemos citar as seguintes dicas para que você obtenha o melhor desempenho do seu disco de maneira segura:

- É importante fixar a peça o mais próximo possível do ponto de corte e se atentar para a velocidade de rotação e pressão aplicada na serra, para que não cause desgaste rápido ou acidentes.

- O lado pintado do disco deve ser posicionado para fora, deixando o anel metálico pressionado contra a arruela.

- Nunca realize o corte puxando a serra em sua direção, o certo é sempre a empurrar para o lado oposto.

E quanto tempo dura um disco de corte? Bom, isso vai depender do tipo de disco e do tipo de trabalho para o qual ele está sendo usado. Além disso, vale seguir algumas dicas de conservação para evitar que o material precise ser trocado antes do tempo.

- Cheque se o disco pode ser usado para corte úmido, seco ou ambos. Quando possível, opte pelo corte úmido, ele vai prolongar a vida útil do disco em até 30% além ajudar a visualizar o corte e reduzir a emissão de partículas no ar.

Confira nossos produtos para corte e polimento automotivo!

- Se o disco vai ser usado em materiais muito duros ou projetos maiores, dê preferência a discos premium, que podem durar até o dobro do que os comuns

- Cortar por etapas pode melhorar o rendimento do disco, além de tornar o trabalho mais ágil e confortável.

- Nunca transporte a máquina com o disco montado, por pode causar danos ao disco.

- Para melhorar a afiação a peça após um certo período de uso, basta colocá-la em posição inclinada em contato com uma pedra.

Dicas de utilização e trabalho:

operario segurando capacete de segurança

Agora que você já sabe qual disco escolher, é importante lembrar que, apesar de serem ferramentas essenciais ao bom andamento de um projeto, ferramenta elétrica ou maquinário são itens que têm o potencial de causar acidentes graves. Por isso, siga sempre essas orientações, para desempenhar um bom trabalho sem riscos:

Trabalhe em um local arejado

Procure sempre trabalhar em locais mais arejados, com boa iluminação e ventilação onde você possa apoiar a ferramenta com segurança, sem que haja muita movimentação.

Escolha o disco certo:

Para cada material existe um disco específico que deve ser utilizado corretamente em seu maquinário. O uso do disco de corte errado poderá danificar seu equipamento ou a peça que deseja realizar a modificação. Se o disco apresentar trincas, é necessário substituir imediatamente.

EPIs de Segurança:

Não esqueça que a ferramenta é extremamente afiada, por isso sempre busque utilizar luvas, avental, máscara, óculos de proteção e o protetor auricular. Esses equipamentos são indispensáveis quando se trata de ferramentas elétricas e maquinários, principalmente ao cortar materiais metálicos, pois o atrito pode gerar faíscas. Certifique-se também de que sua bancada de trabalho está bem firme.

Por fim, água:

A água poderá auxiliar na boa visualização do corte, resfriamento da peça e reduzir os resíduos de poeira causados pelo atrito do produto com o disco de corte. Apenas certifique-se de que sua peça não possui restrições de trabalho em ambiente úmido.

Agora você já sabe tudo o que precisa para comprar disco de corte, hora de colocar em prática! Se você ainda não sabe onde comprar, nós da Desicon temos um catálogo cheio dos melhores produtos do mercado, sempre com os melhores preços para ajudar você e sua obra. Venha conferir!

Powered by E-Com Plus