Politrizes
Mais ↓
As politrizes também são conhecidas como polideira ou polidora, a politriz é uma ferramenta elétrica composta por um disco giratório de baixa rotação. Essa menor velocidade permite realizar um polimento adequado da superfície, atingindo camadas mais profundas garantindo eficiência no polimento.
Além das elétricas, existem também as politrizes pneumáticas, com opções de configuração, usabilidade e tamanho. Bastante versátil, a politriz possui empunhaduras verticais ou em alça, conferindo maior mobilidade ao operador durante seu uso
Os tipos de Politrizes mais comum no mercado são as Roto-orbital ou rotativa. A politriz roto-orbital tem movimentos oscilantes ao redor de um ponto fixo, sendo eficientes para o polimento, principalmente automobilísticos, mas não para corrigir danos maiores. Já as politrizes rotativas possuem maior quantidade de rotações por minuto, sendo excelentes para correções mais profundas.
Potência: A velocidade de rotação da ferramenta é a sua característica mais importante, por isso, ao comprar seu equipamento verifique se ele possui regulagem e trava de velocidade. Politrizes com potência mais alta, que trabalham em maiores velocidades, são recomendadas para uso profissional e contínuo. Caso a sua politriz seja para uso ocasional ou doméstico, uma máquina com potência menos elevada já é o suficiente.
Para que serve uma Politriz?
Útil para polir superfícies a partir de movimentos circulares, seu uso mais comum é na linha automobilística, para polimentos, diretamente ligado ao acabamento de pinturas automotivas. Seu uso é muito comum também em marcenarias, para lixar madeiras, já que oferece um acabamento de alta performance, eliminando qualquer imperfeição. É fundamental ficar atento à posição mais adequada de uso, de modo a evitar acidentes indesejados. Por se tratar de um equipamento elétrico, além do risco de choque, é importante ter cuidado para não ligar o produto em um momento indesejado.
Como escolher a politriz ideal?
Para determinar a escolha do melhor equipamento é avaliar em que tarefa ela será utilizada. Isso acontece porque normalmente cada tipo de politriz tem uma especificação técnica, para determinada aplicação, bem como discos e acessórios indicados a cada superfície a ser polida. Para trabalhos mais contínuo ou de carga mais elevadas necessitam de equipamentos profissionais, com discos maiores, mais resistentes e funções específicas de rotação e travamento necessário. Os acessórios necessários para o trabalho devem ser levados em consideração no momento da decisão, já que existem modelos que podem não comportar alguns materiais e atender o desejado.